Conscientização sobre o Autismo

Em discurso realizado sobre o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, o secretário-geral Ban Ki-moon discursou em nome da ONU pedindo por mais investimentos para os autistas, tanto na integração em escolas, quanto na integração na área de trabalho. Ele também destacou a oportunidade desse dia de celebrar e promover o respeito, para que possam mudar a mentalidade dos atuais governos sobre essa questão.
Para ele a chave da integração real é a educação e o emprego. Considerando que as escolas conectam as crianças às suas comunidades e os empregos integram os adultos à sociedade. Ban afirmou que o sucesso dessas medidas deve ser mensurado pelo grau de interação dos que vivem com autismo.
Ele aproveitou para citar sobre os encontros que tem mantido com parentes, pais, professores e amigos de pessoas que têm autismo, e diz sair bastante inspirado. Já que segundo ele, a integração desses indivíduos na sociedade é um fator de ganho para todos.
"É necessário capacitar toda a sociedade, não só com campanhas de conscientização, mas trabalhando diretamente com professores, capacitando, criando a área de educação especial. No Brasil, por exemplo, não existe curso universitário para educação especial. Então, fica muito peso para os pais e poucos serviços que são privados (ficam) com toda a responsabilidade, que a gente sabe é uma massa enorme, de pessoas que necessitam de ajuda." deu em declaração à Rádio ONU de Washington.
Para o secretário-geral as pessoas com autismo devem trilhar o mesmo caminho das pessoas que não possuem a síndrome. E que a inclusão de crianças com diferentes formas de aprendizado em escolas especializadas e não-especializadas podem ajudar e muito para mudar as mentalidades das pessoas.
Para encerrar ele afirmou que em momento de crise econômica, o certo seria continuar a investir em serviçõs para pessoas com autismo. Pois isso será um benefício que ficará para as gerações atuais e futuras.
Fonte: ONU